Home Devocional O bom uso das palavras é sabedoria

O bom uso das palavras é sabedoria

32
0

Salomão considerou os usos negativos e positivos da língua: A língua dos sábios torna o conhecimento aceitável, Mas a boca dos tolos jorra loucura. (Provérbios 15: 2)

Os lábios dos sábios espalham conhecimento, Mas os corações dos tolos não são assim. (15: 7)

Assim como encontramos cinco usos destrutivos da língua, também encontramos cinco maneiras pelas quais “os lábios dos sábios” podem beneficiar outras pessoas.

Conselhos sábios e bons conselhos Os lábios do justo revelam o que é aceitável. (10:32) Os lábios dos sábios espalham conhecimento. (15: 7)

Sem consulta, os planos são frustrados, Mas com muitos conselheiros eles conseguem. (15:22)

Também vale a pena ler e meditar em Provérbios 25:19, 26 e 28. Esses três ditados adicionais apontam as consequências de dar ouvidos a conselhos imprudentes e incorretos.

Todos nós recebemos conselhos sábios e insensatos. Como alguém pode avaliar adequadamente os grandes benefícios de um conselho sábio e perspicaz?

Normalmente, você está no fim de sua força e você esgotou todos os recursos, tentou todas as opções, tentou todas as estratégias e, em seguida, um pequeno insight de um amigo sábio muda tudo.

Obviamente, alguém fora da comunhão com Deus pode oferecer apenas uma perspectiva limitada. Alguma sabedoria mundana pode ser benéfica, mas apenas quando sujeita à autoridade da verdade divina.

Devemos usar de grande discernimento ao buscar conselho e ser extremamente cautelosos quando o conselho vier de alguém que rejeita uma cosmovisão bíblica.

Você pode se surpreender ao descobrir que a idade e a experiência de vida não se traduzem necessariamente em sabedoria. Jó observou: “O que tem muitos anos pode não ser sábio, nem os anciãos entendam a justiça” (Jó 32: 9).

Ore

Bondoso Deus, ajude nos a usar nossa boca de maneira sabia. Que nossas palavras sejam de esclarecimento e auxílio. Guia nos para não sermos precipitados em palavras que não trazem proveito para nós e nossos semelhantes.

Next articleDeus completa sua boa obra em nós

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezoito − 8 =