Home Textos e Estudos Resumo dos livros da bíblia – pentateuco

Resumo dos livros da bíblia – pentateuco

203
0

O Pentateuco é uma parte fundamental da Bíblia e consiste nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento. Esses livros, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, formam uma base essencial para a compreensão da fé judaica e cristã, bem como da história religiosa e cultural dessas tradições. O termo “Pentateuco” vem do grego, significando “cinco volumes” ou “cinco rolos,” refletindo a sua estrutura literária. Cada livro do Pentateuco desempenha um papel crucial na narrativa da criação do mundo, a história do povo de Israel, e a revelação da vontade divina. Neste conjunto de textos, encontramos relatos de eventos-chave, leis, mandamentos e a relação entre Deus e a humanidade, moldando profundamente a crença e a moral das religiões que seguem essas escrituras. Portanto, o Pentateuco é um elemento central para o estudo da teologia e história religiosa.

Gênesis – 50 Capítulos:

Gênesis explica como tudo começou. Na verdade, a Bíblia é o único livro sagrado que o faz com precisão. Gênesis descreve como Deus criou o universo, incluindo todos os animais e seres humanos. Ele descreve a tentação de Adão e Eva no Jardim do Éden. Inclui uma narrativa da história humana até o tempo do exílio judaico no Egito. Há algumas listas de árvores genealógicas, geralmente com cerca de uma página, que são principalmente de interesse para estudiosos.Nota: Você não precisa acreditar na Bíblia só porque dizemos isso – a Bíblia foi comprovada como verdadeira.

Êxodo – 40 Capítulos:

Êxodo explica como Deus, usando Moisés como seu comandante-chefe na Terra, libertou os judeus do faraó egípcio usando dez pragas. Este livro inclui o famoso clímax da fuga judaica, a travessia do Mar Vermelho. O livro então descreve as peregrinações do povo e sua natureza rebelde, e como os Dez Mandamentos foram dados. O livro conclui com uma descrição detalhada da construção do primeiro templo de adoração. Os leitores não precisam se preocupar se não entenderem todas as descrições nesta seção “templo” acadêmica.

Levítico – 27 Capítulos:

O livro de Levítico contém muitas informações. Os tópicos incluem instruções para várias cerimônias e festividades, comportamento permitido/proibido e as penalidades para a desobediência, sacrifícios, deveres dos sacerdotes, lidar com diversas doenças e direitos de propriedade. No entanto, muitas dessas instruções só se aplicavam à “Antiga Aliança” com Deus (abordada na parte do Antigo Testamento da Bíblia) e não se aplicam mais à “Nova Aliança” (abordada na parte do Novo Testamento da Bíblia). Como muitas dessas instruções não se aplicam mais, você pode optar por adiar a leitura de Levítico até ter lido todos os livros do Novo Testamento.

Números – 36 Capítulos:

Números é uma combinação de um censo antigo e uma descrição de trabalho para o povo de Deus há mais de 3.000 anos. Embora os primeiros capítulos não sejam fáceis de ler, o livro se torna uma aventura histórica a partir do Capítulo 10. (Se você apenas der uma olhada nos primeiros nove capítulos na primeira vez que ler este livro, nós não contaremos para ninguém.)

Deuteronômio – 34 Capítulos:

Moisés, agora um homem idoso, resume a história da nação judaica. Josué é escolhido como sucessor de Moisés para liderar o povo até a “terra prometida” que eles aguardam há quarenta anos para habitar.

Previous articleComo Criar um Tempo Devocional Significativo
Next articleA noite escura da alma aprenda a superar a depressão espiritual – RC SPROUL